Nome: Assene Diop Sexo: Masculino Paciente: 1874ML
Nome do pai: Babakar Diop Nome da mãe: Desconhecido
Naturalidade: Senegal Alter Ego: Arsène Lupin
ALERTA SPOILERS (São apenas 5 episódios, vai lá assistir e retorne rapidinho)
Assene é filho do motorista de Hubert Pellegrini, se torna órfão após seu pai (Babakar Diop) suicidar-se na prisão, preso pelo furto do colar da rainha Maria Antonieta - segundo autoridades, Babakar não tinha perfil de quem roubaria o colar, mas mesmo assim foi condenado. 25 anos depois, Assene coloca em prática o plano com o objetivo de limpar o nome de seu pai e vingar-se pela sua morte.
Assene atualmente é divorciado de Claire, juntos tiveram um filho chamado Raoul de 14 anos. Assane é fã das obras de Maurice Leblanc, principalmente pela sua criação Arsène Lupin. Durante boa parte de sua vida, ele buscou desenvolver e aprimorar suas técnicas de furto, manipulação e disfarce, para assumir o nome de seu personagem preferido. Ao percorrer a série podemos assistir suas artimanhas, conhecimentos de informática, infraestrutura, combate, atuação, maquiagem, consciência corporal e prestidigitação (técnica de iludir o público com a rapidez e agilidade das mãos).
Nunca acreditou que seu pai tivesse realmente roubado o colar, então ao utilizar os métodos de Lupin, rouba o colar (já recuperado depois de 25 anos depois) e investiga o caso do pai, seus métodos implicam chantagem, furto, sequestro, invasão domiciliar e desacato às autoridades. Agora, será que a causa nobre de limpar o nome de seu falecido pai, justifica suas atitudes?
Apenas depois de duas décadas sua causa volta à tona, até então suas técnicas eram utilizadas apenas para fins egoístas, motivo que deixa sua ex-esposa preocupada. Esta vida dupla coloca as pessoas em que se importa em perigo, foi sua crença em acreditar estar acima da lei e conseguir fugir de qualquer um, resultou na morte de Fabbiene Beriot e no sequestro de seu filho. Sua conduta traz prejuízo para ele e próximos dele.
É notório que Assane Diop possua um Transtorno de Personalidade Antissocial, mesmo que tenha apego emocional com sua família, ainda mente repetidas vezes para eles em relação ao seu trabalho. Tirando aqueles que lhe são próximos, Assene não demonstra muita empatia, usa de nome falso e trapaças para ganho pessoal e repetidas lutas corporais ou agressões físicas.
Assene presenciou casos de racismo que seu pai sofreu, teve seu pai preso por provas insuficientes, perdeu-o pelo suicídio, não teve respaldo do governo nem dos empregadores de seu pai. Estas constantes situações podem ter criado em sua cabeça a crença de que as leis não funcionam, assim não precisa respeitá-los. Junto a este período conheceu as histórias de Arsène Lupin - um personagem famoso por seus delitos com disfarces e mudança de identidade - que rapidamente tornou-se sua maior inspiração.
Momentos quando seu objetivo não demonstra resultado - encontra pistas e suspeitos sem provas suficientes para limpar o nome de seu pai - causam uma explosão de raiva, algo que pode prejudicar suas artimanhas. Assene possui família e vínculos emocionais, sua “profissão” coloca em risco não apenas a sua vida, mas a de seus próximos também (algo que não parece ter consciência). Sua grande crença que consegue se livrar da polícia e burlar leis ao bel prazer, além de ser conquistador deixa a impressão que possui Transtorno de Personalidade Narcisista, mas não possui sintomas suficientes para este transtorno. Por exemplo, não há crença de ser invejado pelos outros, não pensa que é mais importante que os outros, ou que seja especial, nem admiração excessiva e não é preocupado com fantasias de sucesso ilimitado, ou poder.
Lupin é uma ótima série que acompanha um homem em busca de vingança, mesmo que seja de uma forma pouco convencional. Buscar limpar o nome de quem ama, ou querer dar o melhor para a família, não justificam as atitudes de Assene Diop, são atitudes egoístas que prejudicam outras pessoas. Devo concordar que seu pai parece que foi injustiçado e por isto desencadeou um desenvolvimento deste personagem. Não parece ter atenção, nem preocupação por um menino - estrangeiro - recém órfão, aumenta as chances do adolescente desenvolver crenças disfuncionais e possíveis traumas.
Sempre é bom lembrar que outras pessoas podem estar passando por dificuldades que às vezes nem imaginamos. Se Assene tivesse recebido uma atenção melhor durante sua adolescência, é possível que tivesse uma vida mais funcional e segura, sem tamanha sede de vingança.
muito bom!😁