top of page
Foto do escritorGianetti42

Ansiedade: O Medo do Futuro.

Atualizado: 7 de jan. de 2021

    Você já sentiu aquela agonia apreensiva de não poder controlar algo que está para acontecer? De ficar imaginando uma situação que parece ser inevitável? Já se preocupou se seria julgado ou analisado? E por conta disso, tenta mudar seus dias para que aquilo que você tanto tem medo não chegue a acontecer?

    Pois bem, essa é a Ansiedade. É antecipar uma ameaça futura, sentir no agora, o que ainda não aconteceu, ou possa acontecer. É diferente do medo, uma resposta de uma ameaça real ou imediata, às vezes pode ser considerado como instinto.

    Ciclos e explosões de pensamentos, preocupações, estresse são alguns dos sintomas psicológicos da ansiedade. Elas podem surgir em várias situações da vida, desde em casa, até no trabalho. Essa angustia terrível, toma conta do corpo e da mente de maneira estrondosa, incapacitando a pessoa, mantendo ela focada nesse sufoco.



O Que é Ansiedade?

    Ansiedade é normal e necessária, ela ajuda na preparação e cuidados para o que possa vir a acontecer, como por exemplo, se preocupar com uma apresentação em sala, ou então o caminho que deve fazer até o trabalho. Porém, contudo, entretanto, toda via tudo em excesso é ruim. Mas quando é demais, isso começa a trazer sofrimento. E este sofrimento nem sempre aparece de forma perceptível, às vezes é sutil. Um exemplo é Coragem o cão covarde sofre com ansiedade, sempre com medo de algo que pode machucar tanto ele quanto seus donos, a todo o momento assustado com algo que teoricamente não faria mal algum. Em excesso pode causar mudança no funcionamento do corpo, e no comportamento.

    É comum pessoas que sofrem de muita ansiedade sofrerem com enjoo, insônia, perda ou aumento de fome, dor de cabeça, dor de barriga, etc. É comum desenvolver comportamentos para evitar essa angustia como roer as unhas, evitar sair de casa, evitar se separar de alguém próximo, às vezes pode até desenvolver TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), mas este é assunto para outro texto. Clay Jensen de 13 Reasons Why, já na primeira temporada mostra sinais de ansiedade, porém na segunda temporada, essa ansiedade se torna maior e mais instável. Em cenas que ele fica ofegante, explode com alguém, grita, corre pra longe, são exemplos bem claros de Crise de Pânico.



Existe Transtorno?

    Ansiedade excessiva pode se tornar às vezes transtornos. Segundo o DSM-V (Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais), existem 7 situações que apresentam transtorno de ansiedade:

1-Transtorno de Ansiedade de Separação: Medo ou ansiedade excessiva relacionada à separação ou perda de um ente querido.

2-Fobia Seletiva: Medo ou ansiedade excessiva por um objeto ou situação, como medo de alturas, de animais, injeções, etc.

3-Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social): Esta fobia especifica mais no medo ou ansiedade de situações onde há uma possibilidade de avaliação por outras pessoas. Como numa conversa, encontro.

4-Transtorno de Pânico: Ataques de pânicos inesperados, dentro de poucos minutos, causados por um medo ou desconforto intenso.

5-Agorafobia: Medo ou Ansiedade de locais tanto abertos quanto fechados, como transporte publico, filas, estacionamentos, etc. Não necessariamente envolve contato social.

6-Transtorno de Ansiedade Generalizada: Ansiedade ou preocupação excessiva, ocorrendo com grande frequência.

7-Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância/Medicamento: Como o próprio nome diz, ataques de pânico ou ansiedade pela intoxicação ou ausência de alguma substância.

    Além destas, há também Transtorno de Ansiedade Não Especificado, porém este não possui um motivo aparente para que a pessoa sofra de ansiedade, ao contrário dos outros descritos acima. MAS CALMA, não é porque você já esteve numa situação parecida com as descritas acima, que você realmente tenha transtorno. É necessária uma incidência maior, alguns sintomas a mais que não coloquei neste texto, mas se você esta com medo que isso possa se tornar realidade, ou conhece alguém que se enquadra nas situações acima, busque ajuda, fale com alguém próximo, tente não segurar para si mesmo.

Alguma Indicação Para Entender Um Pouco Mais?

    Segundo estudos da Universidade de Cambridge, feito por Olivia, Carol, Rianne e Louise, seu artigo “Uma revisão sistemática de revisões sobre a prevalência de transtornos de ansiedade em populações adultas”, mostra que ao analisar mais de mil artigos sobre Transtornos de Ansiedade e Depressão, pode-se concluir que Transtornos de ansiedade afetam duas vezes mais as mulheres que os homens.

Como não podem faltar referências, aqui vão dois filmes que mencionam sobre estes assuntos:

    Uma Lição de Amor: O filme conta a história sobre Sam, que possui deficiência mental, corre o risco de perder a guarda de sua filha Lucy. Para que isso não aconteça, pede ajuda a sua vizinha Annie. Porém Annie não consegue sair de casa, pois sofre de Agorafobia.

    Adaptação: Charlie é convocado para adaptar o livro “The Orchid Thief” para o cinema. Mas além das dificuldades para criar esta adaptação, Charlie sofre com Transtorno de Ansiedade Generalizada. Apresentando comportamentos compulsivos, depressão, dificuldade de se relacionar com as mulheres, entre outras.

Não decorri demais sobre estes filmes, pois o intuito é que vejam o que os transtornos de ansiedade podem fazer com uma pessoa, estes dois exemplos acima conseguem demonstrar de maneira incrível e muito bem atuada. Dei apenas uma pequena base para consigam reparar melhor.



Ultima Palavrinha

    Sabe, ansiedade tem seus lados positivos e negativos, ele é necessário. Se não tem o mínimo de ansiedade, não temos preparo e antecipação, porém ela pode sair do controle. Por isso é importante entender um pouco do que a pessoa passa, ou pelo menos tentar. Mais uma vez digo, se você sofre com ansiedade ou algo semelhante, não fique calada. Busque ajuda, nem que seja ao irmão, o vizinho, a professora, ter alguém do lado, ajuda bastante nessas horas. Imagine que você é o/a heróis/heroína de sua historia, e passa por uma enorme dificuldade, sempre precisamos de um apoio, alguém que confiamos para continuar nossa historia, continuar nosso caminho. E caso você não sofra de ansiedade, peço que entenda aqueles que sofram, não é questão de não ter o que fazer, ou perder o tempo se preocupando com coisas sem sentido. É muito mais que isso, se fosse tão fácil de resolver não haveria tantos casos disso. Um pouco de empatia e escutar as vezes, já são de enorme ajuda. Como sempre adoro finalizar com alguma frase que se encaixe com o texto.

Este é um trecho traduzido da musica Car Radio de Twently One Pilots:

Letra original:

“E dos dois que escolhemos fazer “And from the two that we choose to do

A paz vencerá e o medo perderá Peace will win and fear will lose

É fé e não há sono It is faith and there's sleep

Precisamos escolher um por favor porque We need to pick one please because

Fé é estar acordado Faith is to be awake

E estar acordado é para nós pensarmos And to be awake is for us to think

E pra gente pensar é estar vivo And for us to think is to be alive

E vou tentar com todas as rimas And I will try with every rhyme

Para se deparar como se eu estivesse morrendo To come across like I am dying

Para que você saiba que To let you know you need precisa tentar pensar to try to think

Eu tenho esses pensamentos, I have these thoughts, muitas vezes eu deveria so often I ought

Para substituir esse espaço com To replace that slot with o que eu comprei uma vez what I once bought

Porque alguém roubou o rádio do meu carro 'Cause somebody stole my car radio

E agora eu sento em silêncio” And now I just sit in silence”



Referencias:

Olivia Remes, Carol Brayne, Rianne van der Linde e Louise Lafortune (2015). A systematic review of reviews on the prevalence of anxiety disorders in adult populations. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/brb3.497

DSM-V, Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição.


Edit: YahVarella

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page