top of page
Foto do escritorGianetti42

Perfil Psicológico de Bane

Atualizado: 21 de fev. de 2020

Nome: Bane Dorrance Sexo: M Paciente: 3,677AA

Nome do Pai: Sir Edmund Dorrance Nome da Mãe: Desconhecido

Naturalidade: Prisão Peña Dura, República Caribenha de Santa Prisca


História

Este foi difícil de analisar, pois sua historia mais recente mostra a difícil infância que teve Bane, logo pequeno numa idade parecida com a de Bruce Wayne, perdeu seus pais, sua mãe é morta dentro da prisão Peña Duro em Santa Prisca, sendo obrigado a viver junto de criminosos, sem compaixão sem carinho. Foi também sentenciado a cumprir a pena de seu falecido pai. Sempre sozinho, Bane teve que aprender a se virar, caçar seu próprio alimento, se defender, lutar, sobreviver. Provavelmente a imagem de sua mãe morta faz com que esta criança desenvolva um nível de ansiedade diferencte dos habituais desta idade perto dos 8 ou 9 anos. Uma ansiedade que o coloca num looping de pensamentos, relacionados entre morte e sobrevivência. Uma sequencia de questionamentos de como sobreviver neste mundo, levando-o a conclusão que para sobreviver deve ser o mais forte de todos e o mais esperto.

Isso faz com que Bane exercite seu físico e mente freneticamente, para chegar à grandeza, comparando-se a um tubarão, e o mundo seria sua presa. Mas isso não basta, é necessário ficar mais forte, começou a utilizar a droga chamada Venom, esta droga afeta apenas os músculos, tornando-os maiores, mais fortes, mais resistentes a ponto de parar uma bala. Mas ao parar de usar esta droga, o corpo do usuário começa a sentir dores agoniantes, levando a loucura ou até a morte. Assim Bane mantem essa droga circulando em seu corpo constantemente.



Análise

Bane não conseguiu se segurar ao descobrir a existência do maior detetive do mundo, o maior monstro de Gotham, o Batman é claro. Ele tem que provar para si mesmo q é melhor que o Morcego. Podemos ver que Bane desenvolveu certo narcisismo diferente do comum. Além de se considerar superior que os outros, ele tem esta necessidade de aumentar sua condição física, nos levando a crer que ele possui TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) de Vigorexia (um nome popularizado pela busca do corpo perfeito). Sempre procurando melhorar seu corpo.

Por varias vezes ele consegue provar ser o melhor, afinal para ele, o único deve ser superado é o Batman. Várias vezes ele consegue sobrepujar o herói, já conseguiu quebrar sua coluna com suas próprias mãos. Bane sem dúvida é um personagem de grande profundidade, e muita inteligência. Sua estratégia é impecável, conseguindo colocar em risco a Liga da Justiça. Sua primeira aparição na nova DC Renascimento, Bane aparece nu, sem nenhum artifício, ou o aparelho que faz o Venom circular em seu corpo. Fez-me lembrar da lenda de Beowulf, este que para mostrar que é o melhor guerreiro, luta contra o monstro Grendel sem usar armas ou até mesmo roupas.



Seu discurso é sempre com uma entonação de voz e o uso de palavras de alguém sábio e superior, porém seu uso nem sempre é para encorajar ou enaltecer alguém, e sim para amedrontar e diminuir. Com facilidade, ele consegue este efeito. Nos quadrinhos aparenta ter amor por ninguém, nem carinho ou mesmo compaixão. Recentemente aparenta ter esses sentimentos apenas para sua mão, mas é algo questionável. Talvez com mais atenção possamos descobrir se ainda há a pequena criança frágil que costumava ser, debaixo de toda a enorme couraça que ele construiu com o passar dos anos, afinal, tudo isso que ele construiu parece ser apenas proteção.

Sua psicopatia também parece ser protetiva, para não sentir a dor de perder alguém importante, ele construiu couraças, barreiras. Assim ele não se perde ou sente dor de nenhum tipo. Não parece sofrer de luto prolongado, mas seu trauma com certeza é algo a se considerar, muito provável ele se torne mais agressivo se mencionarem sua mãe ou até mesmo se for pressionado a isso.



Bane é literalmente a representação da força e poder, sempre o maior e mais forte, acho que ele ainda pode dar muito trabalho para Liga, logo logo. Aqui vai uma frase que acho que representa bem a visão deste vilão em relação aos outros

“Eu não sou uma “PIADA”! Eu não sou uma “CHARADA”! Eu não sou um pássaro, nem um gato e nem um pinguim! Eu não sou um espantalho, nem uma planta e nem uma marionete! Eu não sou seu amigo quebrado! Eu não sou seu professor ressentido. Eu não sou um conto de fadas infantil! Eu não estou em um ato circense para divertir e amedrontar você! Eu não sou outro de seus malucos uivando pra lua! Eu... Não... Sou um riquinho brincando de se fantasiar! EU SOU BANE!”


Referencia:

DSM-V, Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição.


Edit: YahVarella

148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page