top of page
Foto do escritorGianetti42

Perfil Psicológico de James Hopkins

Atualizado: 2 de fev. de 2021

Nome: James Hopkins Sexo: Masculino Idade: 15 anos

Nome do pai: Desconhecido Nome da mãe: Desconhecido

Estuda em: Bullworth Academy Matricula: 2756BA

Apesar de muitas polêmicas que este jogo possui, não analisarei os efeitos do jogo ou sua representação do Bully, a análise será apenas o personagem deste jogo, James Hopkins. Também conhecido como Jimmy, frequenta a escola Bullworth Academy, recém transferido ele se aposenta no dormitório dos meninos pois sua mãe está viajando por um ano inteiro para comemorar a lua de mel de seu quinto marido. Jimmy traz um histórico cheio de complicações, expulso de sete escolas por diversos motivos, desde agressão física até pichação, negligenciado pela mãe e falta de figura paterna. Jimmy já demonstra uma personalidade um tanto agressiva, utiliza constantemente violência como resposta. Mas desta vez ele escolheu mudar, não quer mais ser expulso em mais uma escola, então busca evitar brigas e bullies. Mas infelizmente, isso não foi possível. Mal tem 5 minutos de jogo Jimmy se envolve em uma briga com um valentão. Constantemente provocado, diminuído, julgado, agredido e chantageado. Os alunos desta escola são divididos entre grupos como nerds, valentões, atletas entre outros, além de existir um grupo de ex-alunos expulsos da escola, estes grupos costumam ter desavenças e disputas de poder, por exemplo, os nerds sempre competem com os valentões e atletas. A sociedade dentro e fora da escola apresentada no jogo é completamente corrupta e problemática, quase todos que aparecem no jogo, não apenas os alunos, possuem algum comportamento disfuncional, seja por questões emocionais, vícios, estresse ou quadros de transtornos mentais.

Alguns exemplos são Gary Smiths, Dr. Crabblesnitch e o Mr. Galloway, no jogo Gary é diagnosticado com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), além de ser constantemente chamado de sociopata e apresentar comportamentos manipuladores e agressivos. O Dr. Crabblesnitch, diretor da escola e negligente com os assuntos que envolvem bullies. E Mr. Galloway, professor de inglês que desconta no álcool o estresse que sofre por conta de seu colega de trabalho. Mas por qual motivo estou explicando sobre os outros personagens do jogo? O que eles têm a ver com a análise de Jimmy? Quase sempre para analisar algum paciente é necessário entender o contexto que este está inserido, pois é comum fator que o ambiente influencie no desenvolvimento e comportamentos do indivíduo. Jimmy Hopkins, por mais tenha comportamentos reprováveis, ele se enquadra no ambiente que se encontra. Seu ambiente é hostil com todos aqueles que são mais frágeis tanto fisicamente quanto emocionalmente, por causa de sua irritabilidade e aparência Hopkins é constantemente alvo de chacota e provocações e a maneira que achou para se defender foi através da força.

É possível que Jimmy tenha ressentimentos e pensamentos negativos em torno de si e de seus pais, por conta da negligência de sua mãe e possivelmente uma falta de imagem paterna, mas é tanto estresse que Jimmy deve passar no seu dia a dia que não expõe seus pensamentos a respeito disso.

Por muitos momentos do jogo Hopkins se via forçado a cometer crimes e atos vândalos, como roubar bicicletas para um valentão ou destruir mobílias e bens privados. Mas por apenas conhecer este tipo de comportamento, é o única resposta que tem em muitas situações que poderiam ser resolvidas de outra forma, como roubar calcinhas para receber nota, ou pichar a prefeitura para receber reconhecimento. Normalmente Hopkins conquista o respeito dos grupos da escola a partir da força e brigas, se tornando chefe de cada grupo derrotando seus líderes.

James por mais agressivo que seja, boa parte de suas ações são defensivas, agride normalmente quando provocado ou se não tem outra escolha e apesar de tudo ainda demonstra empatia e remorso, por exemplo, ajuda seu professor de inglês com seu alcoolismo e ajuda uma colega de escola com fotos que difamam sua imagem espalhadas pela cidade (isso depois do próprio Jimmy ter tirara-as). Algumas destas atitudes resultaram na sua expulsão.

Jimmy também foi responsável por acabar com o tumulto em Bullworth, causado por Gary que buscava ser o “dono” da escola. Graças a isso Jimmy retornou a escola, conseguiu rematrícular ex-alunos que não tinha para onde ir e ajudar seu amigo Pete Kowalski este que sofre demais com bully por não conseguir se defender.

Neste jogo é possível aprender o motivos de alguma criança e/ou adolescente se tornar agressivo e praticante de bullying, é comum comportamentos agressivos e violentos se desenvolverem com mais facilidade em ambientes estressantes e que valorizam as agressões, a escola Bullworth Academy é um exemplo. Infelizmente este local não possui um psicólogo escolar que ajude os estudantes que passam por sofrimentos psicológicos como o Pete, ou acompanhe as questões de Gary, este que sem prescrição médica, parou de tomar seus remédios.


Segundo o artigo Bullying Nas Escolas: Comportamentos e Percepções de Matos e Gonçalves (2009), bullying é um comportamento com intenção e objetivo de fazer mal e magoar alguém, repetindo ao longo do tempo. O bullying é separado em três tipos, físico ou direto (engloba comportamentos como bater, roubar, empurrar), psicológico (engloba comportamentos como xingar, apelidar de nomes que incomodam a vítima, injuriar e ameaçar) e indireto (é o menos visível dos três tipos, engloba comportamentos como exclusão ou rejeição da vítima perante um grupo).

O Bully é uma relação entre pessoas que oprimem e as que são oprimidas, os que oprimem buscam sentir-se dominantes e sentimentos de poder, além de procurarem grupos que influenciam este tipo de comportamento. Muito comum estes opressores possuírem inseguranças, sofrerem com ansiedades e talvez baixa-autoestima.

É possível então afirmar que o Bully tanto o opressor quanto o oprimido, precisa de ajuda, aquele que precisa aprender novas formas funcionais de lidar com sua insegurança e ansiedades, e este que precisa de ajuda para lidar com o que a agressão lhe causou, vítimas de bullying podem apresentar depressão, complicações mentais e as vezes suicídio.

Se você estiver sofrendo com bullying, ou conhece, ou presenciou alguma prática de bullying, avise algum responsável ou autoridade, acolha a vítima, não espere que o pior aconteça, sua ajuda pode mudar vidas.


522 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page