Existem muitos personagens visivelmente traumatizados, com sérios problemas psicológicos, mas, às vezes, encontramos alguns personagens que aparentemente “lidam bem” com seus problemas. Apesar disso, garanto que estes personagens poderiam procurar um psicólogo para enfrentar da melhor maneira suas dificuldades. Escolhi seis exemplos para ilustrar esta ideia. E caso gostem deste texto, indiquem personagens que poderiam precisar também de psicólogos.
CUIDADO ALERTA DE SPOILERS
Carl Allen de Sim Senhor
Todos conhecem o Carl, interpretado pelo querido Jim Carry, um homem que negava qualquer interação social, desapontando amigos, evitando compromisso. Vivendo sua vidinha tranquila e sem ânimo. Sua vida muda drasticamente quando é chamado a participar de um culto onde influencia as pessoas a aceitar e dizer SIM a tudo que aparece em sua vida.
Durante a história, vemos a evolução de Carl, se tornando mais disposto, animado e até feliz, mas também vemos as consequências de dizer sim para literalmente tudo. Se Carl tivesse buscado ajuda profissional desde o começo, ele não precisaria passar por eventos absurdos como ser interrogado pelo FBI, colocando-se em situações de perigo que o colocou no hospital, etc. Com um psicólogo ele poderia sair do estágio digamos depressivo de maneira menos radical, aprendendo a dizer sim e não em seus respectivos momentos e que a vida não se resume a dois polos de respostas. Por sorte algo pior não aconteceu.
Will Smith de Um Maluco no Pedaço
Falarei do personagem (que possui o mesmo nome do ator).
Um garoto que por conta de uma briga, teve que se mudar para Bel-Air, onde passa por várias situações inusitadas e engraçadas, às vezes tensas e tristes. Will teve várias pessoas que o ajudaram ao longo da série, algumas não vemos uma resolução, como quando ele tirou a arma de Carlton por conta do medo de ser assaltado de novo, ou quando seu primo acabou pegando as drogas de seu armário, além de ter sido abandonado de novo por seu pai.
Assumimos que isso tudo tenha se resolvido de alguma forma, mas é difícil acreditar que tenha sido fácil assim, um psicólogo seria muito importante para estes momentos de traumas e ansiedades, ajudando a lidar melhor com estas situações, enfrentando-as, analisando-as e superando-as.
Riley Andersen de Divertida Mente
Esta pode até ser óbvia, mas acabamos não reparando de primeira. Durante o filme vemos como suas emoções funcionam, o filme se passa tanto no interior da cabeça da Riley, que esquecemos o que acontece no mundo exterior, uma menina de 11 anos que não aprendeu a lidar com suas emoções, principalmente quando uma enorme mudança acontece. Ao perceber que está triste, toma atitudes para evitar este sentimento que resultaram em sua quase fuga.
Um psicólogo poderia ajudar neste desenvolvimento, tanto da menina quanto dos pais, pois eles são necessários neste processo de formação. Mostrando que a vida não se resume apenas no sentimento de alegria e que todos os outros são igualmente importantes.
Chris Rock de Todo Mundo Odeia o Chris
De novo, apenas o personagem, não em quem foi baseado.
Ao se mudar com sua família para o Brooklyn (1982), Chris começa a estudar numa escola onde só tem brancos, apanha de Caruso quase todo dia, é “assaltado” na rua em que mora com a mesma frequência pelo Jerome (às vezes pelo Malvo), além de sofre racismo pela Senhorita Morello. Possivelmente isso tudo pode ter deixado algum trauma no Chris, podendo atrapalhar futuramente.
Na série temos um agente social que ajuda o Chris a escolher seu futuro, bem na época que estava prestes a se formar no ensino médio, mas acho que ele necessitaria de uma ajuda maior. Sua família e amigos podem ter lhe ajudado a enfrentar as situações traumáticas, mas, se a escola tivesse um psicólogo, tanto o Chris quanto o Greg poderiam pedir ajuda referente ao bullying, até mesmo o Caruso poderia receber ajuda por conta de sua raiva e agressividade.
Steven Universo da série com o mesmo nome
Um garoto meio humano e meio cristal, vivendo aventuras galácticas com suas cuidadoras, as Crystal Gems. Steven tem que resolver tudo que sua mãe deixou para trás, coisas que trazem perigo e desconforto para si e todos à sua volta. Muitas vezes essas aventuras podem colocar sua vida e de quem ele se preocupa em risco. Como por exemplo, Steven enfrenta seres galácticos perigosos que o obriga a lutar até uma possível morte. Ele também não tem controle de seus poderes, ativados por sua emoções, normalmente são poderes fortes demais para um garoto de 14 anos, como quando quase esmagou vários amigos e a si mesmo em um bolha impenetrável.
Atualmente está lançando uma minissérie que mostra 2 anos após os eventos da série principal e suas consequências. Aqui dá para ver claramente o quanto Steven precisa urgentemente de um psicólogo. Todas as aventuras resultaram em traumas no garoto, além de estar na fase da adolescência, onde os sentimentos ficam mais complicados. Agora que Steven não precisa mais lidar com o legado de sua mãe, ele precisa entender o que se passa com seu interno e por não saber lidar com elas, Steven acaba tendo sintomas muito claros ao perder o controle de seus poderes Gems. Esta fase da vida de Steven é muito complexa, cheia de dúvidas, sobre si e o mundo, medos, inseguranças e um psicólogo ajudaria Steven a lidar e enfrentar estes pensamentos e acontecimentos.
Timmy Turner de Os Padrinhos Mágicos
Um menino de 10 anos com pais negligentes sofre bullying da babá, na escola e de um professor que é totalmente incapaz de ensinar. Recebe ajuda de duas fadas, Cosmo e Wanda, para tornar sua vida melhor, mas, com uma grande frequência, acabam quebrando regras que suas fadas devem seguir. Timmy já conseguiu desaparecer com todas as pessoas do mundo, só para ficar com a garota que ele gosta. Inúmeras vezes burlou regras e leis, desejou sempre estar certo, criou bonecos que controlam cada pessoa. E muitos outros desejos problemáticos.
Acho que não preciso dizer que esta é uma receita perfeita para uma catástrofe. O problema foi tão grande que Timmy fez com que ninguém envelheça durante 50 anos. Essa criança precisa urgentemente de ajuda pois, além de ter um julgamento imaturo, tem o poder de fazer basicamente o que quiser. Isso que o problema está ao redor de Timmy, seus pais poderiam parar no conselho tutelar, a Vicky poderia ser presa, Professor Crocker internado (coisa que já aconteceu). Muito tem que se mexer neste ambiente. Um psicólogo observaria e analisaria este ambiente, ajudando a mudar e conscientizar não só o Timmy como todos ao seu redor. Os pais do Timmy podem melhorar seu relacionamento com o filho, a Vicky poderia expressar sua agressividade em outras maneiras mais efetivas, o Crocker seria devidamente tratado.
Os exemplos aqui passados são apenas hipóteses, não querendo diminuir ou excluir a premissa de cada programa, não pretendo ignorar os fatores de fantasia ou comédia, apenas trago uma reflexão em cima destes personagens.
Se prestarmos atenção, muitos precisam de ajuda psicológica, mas isso não quer dizer que todos são loucos ou possuem transtornos. O intuito deste texto é mostrar um pouco como um psicólogo pode ajudar, independente do grau do problema. Todos temos dificuldades e nem sempre conseguimos enfrentar sozinhos. Se estiverem numa situação que não conseguem lidar, ou não conseguem apoio, busquem ajuda profissional, vale a pena. O trabalho do psicólogo é para ajudar a lidar com essas dificuldades, para evitar o surgimento destes transtornos.
PS: não coloquei nenhum personagem da Marvel ou DC, ou até mesmo de animes shounens, afinal TODOS eles precisam de psicólogo, estes sim possuem transtornos e traumas bem claros.
Edit: YahVarella
Kommentare